quarta-feira, 24 de julho de 2013

Privacidade na internet, uma ameaça para o Big Data

Dúvidas decorrentes do escândalo Snowden sobre privacidade na internet.


A partir do vazamento das informações através de Edward Snowden, um técnico de uma das prestadoras de serviço contratada pela National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos, muitos questionamentos surgiram na área de segurança digital, relacionados a efetividade das ferramentas disponíveis e o que era respeitado, em termos de privacidade, por todos os serviços, tanto gratuitos como pagos, na web.
Há muita coisa sendo dita aos quatro cantos do planeta, mas não há nada além da declaração de Snowden e de um jornalista norte-americano, Glenn Greenwald, mesmo assim o alerta foi dado.
Agora você deve estar se perguntando, qual é a relação desse assunto com o Big Data?
A partir do momento em que uma das frentes do Big Data que utiliza informações sobre o perfil de cada usuário na web, o que costuma ler, pesquisar, comprar e etc, sofrer com o bloqueio da divulgação dessas informações por meio de aplicações que criptografam dados, a ameaça se torna clara. Imagine que tudo que você transaciona e interage nesse ambiente seja criptografado ponta a ponta, onde somente as empresas ou pessoas designadas possam ler o que for compartilhado.
Muitos empreendedores atentos a isso, já começaram a divulgar, mesmo sem possuir nada de efetivo em mãos, que soluções começarão a ser disponibilizadas a partir de novembro de 2013, porém quem atua no ramo da segurança digital, sabe que não muito bem assim que as coisas funcionam.
É necessário deixar claro a você que a privacidade é algo que não pode ser objeto de um jogo, onde tem de ser tratada como algo binário (existe ou não existe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário