segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Principais Modelos de Governança de TI

 
CobiT ("Control Objectives for Information and related Technology") é um guia para a Gestão de TI, recomendado pelo ISACF ("Information Systems Audit and Control Foundation"). O CobiT inclui recursos tais como: um sumário executivo, um "framework", controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guia com técnicas de gerenciamento. As práticas de gestão do CobiT são recomendadas pelos especialistas em Gestão de TI. Elas ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados. O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas. É direcionado ao negócio, ou seja, fornece informações detalhadas para gerenciar processos baseados em objetivos de negócios.

O ITIL® ("Information Technology Infrastructure Library - Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação") é o conjunto das melhores práticas para a Gestão de Processos de TI, associadas, principalmente, ao gerenciamento e operação de infraestrutura tecnológica. É uma biblioteca de boas práticas, desenvolvida para promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de Tecnologia da Informação (TI). O ITIL endereça estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI. Apresenta um conjunto compreensivo de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas. Com o auxílio destes processos e procedimentos, uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional, e alcançar o alinhamento estratégico com os negócios. O ITIL identifica o relacionamento das diversas atividades necessárias para entrega ("Service Delivery") e suporte ("Service Support") dos serviços de TI. Atualmente, o modelo ITIL é regulado pelo ITSMF ("IT Service Management Forum"), uma organização internacional dedicada a disseminar as melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI. 

PMBOK é o somatório de conhecimentos relativos à Gerência de Projetos. Este conjunto completo de conhecimentos em Gerência de Projetos inclui práticas tradicionais que são amplamente utilizadas. As práticas estão organizadas em nove áreas de conhecimento e de gestão. São elas: Integração, Escopo, Custos, Tempo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições.
Potenciais benefícios / resultados para nossos clientes:
  • Adoção de práticas consolidadas de mercado, mas selecionadas de acordo com os componentes de modelos de referência que, realmente, se aplicam às particularidades do negócio e que geram valor;
  • Processos otimizados de TI, com foco em efetivos resultados e baseados em boas práticas, motivam a melhoria do desempenho da área e, consequentemente, produzem resultados para o negócio;
  • Aumento de produtividade do time de TI;
  • Redução de custos operacionais da área;
  • Padronização e simplificação;
  • Melhoria dos controles / visibilidade / gestão;
  • "Compliance" - atendimento aos níveis de serviços, às regulamentações, políticas e exigências de auditorias e órgãos reguladores;
  • TI passa a atuar como agente de mudanças;
  • Maior percepção de valor pelos clientes da área de TI.

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